top of page

Cidade

Mechelen

Avaliação

***

Principal Interesse

Arquitetura

De Onde Viemos

Bruxelas

Tempo Médio de Viagem

25 minutos

Dicas

Embora pouco conhecida pelos turistas brasileiros, Mechelen é outro encantador destino belga que pode ser facilmente visitado de trem. Trata-se de um ótimo passeio do tipo bate e volta. A partir da Estação de Bruxelas Central gasta-se cerca de 25 minutos para chegar até ela. De Antuérpia, leva-se ainda menos, apenas 18 minutos.

Mechelen, localizada na belíssima região de Flandres, possui pouco menos de 90 mil habitantes, podendo tranquilamente ser visitada a pé a partir da Estação de Trem.

Os principais pontos sugeridos para esta gostosa jornada são:

- A bela Catedral católica de Saint Rombouts, São Romualdo para nós, que  começou a ser construída no inicio do século XIII, seguindo o estilo gótico francês. Em 1342, um grande incêndio que atingiu a cidade danificou fortemente a construção demandando uma ampla reforma comandada pelo arquiteto Jean D'Oisy, reparos estes que continuaram mesmo após sua morte. Essas ampliações envolvendo o domo, a nave e o coro, feitas ao longo do século XV, conferiram ao monumento o aspecto que ele hoje apresenta. O interior da catedral, cuja entrada é gratuita, conta com várias obras de artistas flamengos, tendo como destaque o altar-mor, projeto do escultor e arquiteto Lucas Faydherbe.

 

- Quem olha para  o alto em Mechelen certamente avistará a imponente Torre de São Romualdo, Patrimônio Histórico da Humanidade segundo a UNESCO, que foi incorporada a catedral entre 1452 e 1520. Ela possui 97.28 metros de altura e 514 degraus. A vista da cidade recompensará o esforço de quem superar essa "tour de force". A visita ao local é cobrada.

- Outro ponto icônico de Mechelen é a Grote Markt, principal praça da cidade, localizada bem próxima a catedral. Muito animada, ela concentra diversos bares e restaurantes. Lá também está a sede da Prefeitura, prédio em estilo neogótico, que embora iniciado em 1526, só foi finalizado na primeira década do século XX.

- Um outro ótimo programa para que está em Mechelen é visitar a Het Anker, produtora da consagrada cerveja Gouden Carolus, que começou como pequena empresa familiar localizada na Groot Begijnhof, ou Grande Beguinaria. Mesmo quem não é um grande amante de cerveja, se é que isto exista, curtirá essa visita que inclui a degustação de algumas preciosidades da casa. A cervejaria conta ainda com um restaurante especializado em pratos preparados ou que harmonizem com o precioso líquido.

 

- Para complementar a visita a Mechelen é preciso caminhar a esmo por ela. Esses passeios devem incluir a Ijzerenleen, principal eixo comercial da cidade, espaço onde o barroco e o clássico de suas belas casas convivem com lojas, cafés e restaurantes.   ​Andar a pé pelo delicioso e repousante Dijlepad, caminho que acompanha o canal que corta a cidade. Cruzar a charmosa Hoogbroog, Ponte Alta, e tirar umas fotos. Vivenciar a tranquilidade da Groot Begijnhof, Grande Beguinaria, conjunto de pequenas casas que serviam de moradia para as beguinas, beatas da igreja católica, também declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

 

- Quem quiser conhecer Mechelen sem caminhar por ela e, ainda assim,  captar sua beleza pode fazer um passeio de barco pelo Dyle, mais frequentes no verão, mas com saídas também no inverno. O embarque se dá em Haverwerf.

Localize no Mapa

copyright©2020 site "pela europa de trem", criado e mantido pelos editores utilizando a plataforma wix

bottom of page